Importância da Cooperação e das Redes no Desenvolvimento do Turismo: o caso do Baixo Alentejo (Portugal)

Autores

  • Marta Isabel Casteleiro Amaral Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Palavras-chave:

Turismo, Desenvolvimento, Planeamento, Cooperação, Redes, Atores do Turismo.

Resumo

A cooperação entre os vários atores sociais do turismo, sob a forma de parcerias e de redes, constitui uma condição fundamental para o desenvolvimento e planeamento do turismo. O presente artigo resulta da investigação de Doutoramento em Turismo e tem como objetivo analisar que papel desempenha a cooperação entre os atores sociais do setor público, setor privado e associativo no desenvolvimento turístico de uma sub-região do Alentejo: o Baixo Alentejo. A investigação empírica de caráter quantitativo assentou numa inquirição dos atores sociais (dirigentes) do turismo local e regional, numa perspetiva setorial e tripartida (setor público, setor privado e setor associativo) de modo a compreender a sua perceção sobre a importância atribuída ao estabelecimento de relações de cooperação entre os mesmos e a constituição de redes formais de cooperação para o desenvolvimento do Baixo Alentejo e Alentejo. A análise dos resultados demonstrou a grande importância da cooperação entre os atores para o desenvolvimento turístico do Baixo Alentejo em áreas prioritárias como a promoção do destino, valorização da cultura, desenvolvimento do turismo organizado, e em produtos temáticos baseados nos recursos da sub-região. A criação de uma rede de cooperação foi considerada como importante como forma a aumentar a capacidade competitiva e a partilha de recursos entre as organizações do turismo.

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Publicado

2014-03-27

Como Citar

Amaral, M. I. C. (2014). Importância da Cooperação e das Redes no Desenvolvimento do Turismo: o caso do Baixo Alentejo (Portugal). Tourism and Hospitality International Journal, 2(1). Obtido de http://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/109