Proposta de criação de um roteiro geoturístico nas cavidades naturais e artificiais do município de São João Del-Rei – MG

Autores

  • André Barbosa Ribeiro Ferreira
  • Leonardo Cristian Rocha
  • Múcio do Amaral Figueiredo
  • Paula Resende Santos
  • Rafael Begname Andrade

Palavras-chave:

patrimônio geológico, cavernas, mapeamento, geoturismo

Resumo

No final do século XVII, as bandeiras começaram a explorar o estado de Minas Gerais, comarca do Rio das Mortes, atual São João del-Rei foi um importante alvo da exploração aurífera até o suposto esgotamento deste mineral no município. As minas de ouro, localmente conhecidas como Betas, são cavernas artificiais que foram formadas pela ação humana através da perfuração das rochas. Além dessas, há também as cavernas naturais de rochas quartzíticas formadas pelo processo de dissolução e percolação da água. Atualmente, os ambientes cavernícolas podem ser utilizados para pesquisas e prática de esportes, o que assegura a conservação e sustentabilidade do local por meio da educação e interpretação ambiental. O objetivo desta pesquisa é identificar, mapear e catalogar as principais cavidades artificiais e naturais de São João del-Rei. A criação do roteiro geoturístico propõe o aproveitamento do patrimônio geológico e histórico-cultural do município, promovendo a divulgação, a valorização científica e o turismo. Através de trabalhos de campo, e com o auxílio de cartas topográficas, fotografias, do GPS, da Bússola e dos softwares foram mapeadas e catalogadas as principais cavidades. Os resultados mostraram que algumas Betas estão inadequadas para visitação devido ao acúmulo de lixo, a falta de estrutura e por algumas serem de propriedade privada, não sendo permitido o acesso. A proposta de criação do roteiro geoturístico visa contribuir para a conservação, para o aproveitamento turístico e para a preservação ambiental dessas cavidades em São João del-Rei.

Referências

Brilha, J. A; (2005). Conservação da Natureza na sua Vertente Geológica.

Cruz, C. F. (2012). Fazendas do sul de Minas Gerais: Arquitetura rural nos séculos XVIII e XIX. Seminario de Paisajes Culturales UDELAR/UPC. Disponível em www.conpadre.org.

Dias, R. (2003). Planejamento do turismo. São Paulo: Atlas.

Embrapa (2006). Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 96 - Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos Solos da Zona Campos das Vertentes – MG.

Gaio, A. (1996). Sanjoanidades: um passeio histórico por São João del-Rei. Edição do autor.

Graça, F. A. (2003). A Princesa do Oeste e o mito da decadência mineira. São João del Rei (1831-1888). São Paulo: Annablume.

Hose, T. A. (2000). ‘Geoturismo’ europeo. Interpretación geológica y promoción de

la conservación geológica para turistas. In D. Barretino, W. A. P. Winbledon & E. Gallego, (eds). Patrimonio geológico: conservación y gestión, p. 212. Madrid: Instituto Tecnológico Geominero de España.

Moreira, J. (2010). Geoturismo: uma abordagem histórico-conceitual. Revista Turismo e Paisagens Cársticas, 3 (1).

Ribeiro, A. (1997). Estratigrafia e paleoambientes nas sucessões metassedimentares proterozóicas das Serras do Lenheiro e São José, São João Del Rei Sul de Minas Gerais. Rio de Janeiro.

Rubbioli, E. & Moura, V. (2005). Mapeamento de cavernas: Guia prático, pp. 92. São Paulo: Redespeleo Brasil.

Saadi, A. (1991). Ensaio sobre a morfotectônica de Minas Gerais. Tese de Professor Titular Universidade Federal de Minas Gerais.

Sena, I. (2012). Singularidades geológicas e históricas como atrativo geoturístico da Gruta Casa da Pedra, município de São João Del-Rei, MG. Anuário do Instituto de Geociências, 35 (1), pp. 190-198.

Silva, J. C. R & Araujo, W. C. (1987). Geografia turística do Nordeste. Recife: SUDENE/ DPS.

Silva, J. & Perinotto, J. (2004). Contribuições da geologia para o desenvolvimento sustentável do turismo no município da Estância Turística de Paraguaçu Paulista (SP). Dissertação de Mestrado. Rio Claro: Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.

Valeriano, C. (1985). Geologia estrutural e estratigrafia do grupo São João del Rei na Região de São João del Rei. Tese de Pós Graduação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2014-03-27

Como Citar

Ferreira, A. B. R., Rocha, L. C., Figueiredo, M. do A., Santos, P. R., & Andrade, R. B. (2014). Proposta de criação de um roteiro geoturístico nas cavidades naturais e artificiais do município de São João Del-Rei – MG. Tourism and Hospitality International Journal, 2(1). Obtido de http://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/116