Perceção das fontes de valor da marca TAP Portugal na perspetiva dos seus clientes

Autores

  • Sara Alexandra Soares Nunes
  • Júlia Fragoso da Fonseca

Palavras-chave:

Brand equity, TAP Portugal, Lealdade, Qualidade percebida, Notoriedade, Associações à marca

Resumo

Numa economia global sujeita a mudanças nas dinâmicas de mercado e a uma concorrência crescente, o papel das marcas nunca foi tão importante. Nos últimos anos, assistimos ao aparente triunfo do conceito de marca: todos são motivados para se autoidentificarem. A sua importância económica e social no cenário nacional e internacional é absolutamente inegável. As marcas servem de mapa orientador para o comportamento de compra e, quando geridas da forma correta, resultam num valor significativo para os seus detentores. Existem hoje duas abordagens que direcionam os estudos nesta área, a determinação do valor financeiro da marca e o valor percebido de uma marca pelos consumidores e é sobre esta segunda abordagem que nos vamos debruçar neste artigo. As companhias aéreas enfrentam nos dias de hoje grandes desafios, aliás estes têm sido constantes desde a década de 80, isto levou a que diversas companhias aderissem às concentrações integrando-se em alianças globais, reforçando assim o seu posicionamento, fazendo assim face também à concorrência das companhias aéreas low-cost. O nosso estudo recai sobre a companhia TAP Portugal, que é neste momento a companhia aérea de bandeira portuguesa e a maior companhia em Portugal. Mesmo com a concorrência feroz das low-cost, dos voos charters e da concorrência das grandes companhias internacionais já posicionadas, que é muito conservador, a companhia continua a dominar, mas como? Quais são os fatores valorizados pelos consumidores que faz com que escolham esta companhia e lhe atribuam maior valor? Esta é uma questão que pretendemos responder com este estudo.

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Publicado

2015-03-27

Como Citar

Nunes, S. A. S., & Fonseca, J. F. da. (2015). Perceção das fontes de valor da marca TAP Portugal na perspetiva dos seus clientes. Tourism and Hospitality International Journal, 4(1). Obtido de http://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/134