O programa Amigos das Tartarugas Marinhas do projeto TAMAR/ ICMBio e as hospedarias domiciliares de Fernando de Noronha – Brasil

Autores

  • Paulo Pinheiro
  • Jasmine Cardozo Moreira
  • Rafael Robles
  • Tatiane Ferrari do Vale

Palavras-chave:

Meios de hospedagem, Fernando de Noronha, Programa Amigos das Tartarugas Marinhas, Projeto Tamar

Resumo

Mais do que apenas prestar serviços de hospedagem, os hotéis, pousadas, ou outra tipologia deste meio, podem ser verdadeiros transmissores de informação do local onde se encontram. Com toda a singularidade de suas belezas naturais e culturais, Fernando de Noronha (um arquipélago brasileiro) possui uma classificação de meio de hospedagem também singular. Há a adoção do Símbolo “Golfinho” ao invés de “Estrela” para a classificação das hospedarias domiciliares. Tais estabelecimentos foram o foco do Projeto Tamar, um projeto conservacionista brasileiro que atua na busca pela preservação das tartarugas marinhas, que desenvolveu uma ação socioambiental, visando aproveitar esses meios para informar o turista sobre as ações que o Tamar realiza, desenvolvendo o Programa Amigos das Tartarugas Marinhas. O Programa teve como foco principal, interagir com esses estabelecimentos informando sobre as atividades do Projeto Tamar na Ilha, capacitando proprietários e funcionários para que repassassem aos hóspedes informações precisas dessas atividades. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados desta pesquisa, evidenciando a interação do Programa Amigo das Tartarugas Marinhas do Projeto Tamar/ICMBio de Fernando de Noronha e os meios de hospedagem da ilha. A metodologia utilizada foi baseada em bibliografia pertinente (em meio virtual e impressa), atividades participativas e pesquisa in loco. Os resultados observados com o Programa demonstraram a ampliação do conhecimento das pessoas que participaram, a respeito do Tamar e da importância da conservação das Tartarugas Marinhas.

Referências

Amaral, M. (1996). Fascínios e mistérios do Brasil: Isso é Noronha. São Paulo: MD Comunicação e Editora.

Andrade, N., Brito, P. L. & Jorge, W. E. (2014). Hotel: Planejamento e projeto. São Paulo: SENAC.

Brasil. Decreto Lei nº 9.985 de 18 de Julho de 2000. (2000). Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências [Online]. Retirado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm Decreto Distrital de Fernando de Noronha de 2012. (2012). Governo do Estado e Pernambuco [Online]. Retirado de http://www.prontotecno logia.com.br/noronha2/downloadDoc.php?d=arqConteudo/arqLegislacao&f=12843_DecretoDistrital0632012MatrizdeClassificacao.pdf.

Ministério do Turismo (2007). Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Turismo e Sustentabilidade. Brasília: Ministério do Turismo. Ministério do Turismo (2010). Cartilha de Orientação Básica: Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (2ª. Ed.). Brasília: Ministério do Turismo.

Ministério do Turismo. (2014). Entenda as categorias [Online]. Retirado de http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/ Entenda?tipo=1.

www.isce-turismo.com

THIJ - Tourism and Hospitality International Journal, 4(1). March 2015 ISSN: 2183-0800

Moreira, J. C. (2008). Patrimônio geológico em unidades de conservação: Atividades interpretativas, educativas e geoturísticas. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

Projeto Tartarugas Marinhas (2014). Projeto Tamar [Online]. Retirado de http://www.tamar.org.br.

Rocha, J. M. & Brasileiro, I. L. G. (2013). Turismo em Fernando de Noronha: Uma visão de sustentabilidade a partir do estruturalismo. Revista Cenário, 1, 74-92.

Santos, A. J. B., Gomes, T. C., Moreira, J. C. & Robles, R. A. (2014). Creating environmental sensibilities through ecotourism: Intentional capture of marine turtles in Fernando de Noronha-PE. Paper presented in 10th International Small Islands Conference (ISIC 10), 2014, Fernando de Noronha - PE. Book of abstracts - 10th International Small Islands Conference. Division of Research, Southern Cross University, 1, 8.

Silva-Júnior, J. M. S., Araújo, R. & Moreira, J. C. (2013). Capacitação de condutores do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha em Geoturismo. Anais do 2 Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas / I Colóquio Brasileiro para a Red Latinoamericana de Sederismo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

UNESCO (2002). Patrimônio mundial no Brasil (2ª. ed.). Brasília: Caixa Econômica Federal.

Vintecinco, B. J. R. (2013). A experiência e os resultados do programa Amigos da Tartaruga Marinha – Projeto TAMAR – ICMBIO – Fernando de Noronha. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Turismo - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-27

Como Citar

Pinheiro, P., Moreira, J. C., Robles, R., & Vale, T. F. do. (2015). O programa Amigos das Tartarugas Marinhas do projeto TAMAR/ ICMBio e as hospedarias domiciliares de Fernando de Noronha – Brasil. Tourism and Hospitality International Journal, 4(1). Obtido de http://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/136