ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR NO FACEBOOK COM AS REGIÕES DE DENOMINAÇÃO DE ORIGEM DO VINHO (GALICIA-ESPANHA)

Autores

  • Barbara Coutinho Pires dos Santos
  • Maria Filomena Torres
  • Amador Durán Sánchez
  • Evaristo Galeana Figueroa

Palavras-chave:

Brand Engagement; Enoturismo; Facebook; Galícia; Denominação de Origem Vitivinícolas.

Resumo

O Facebook se converte em uma importante ferramenta para o consumidor, quer na procura de informação, quer na tomada de decisão de compra. Neste sentido, a presença nas redes sociais torna-se fundamental também para o enoturismo e, portanto, para Regiões de Denominação de Origem (D.O.) Vitivinícolas como as da Galícia-Espanha, no intuito de aumentar o conhecimento sobre seus produtos; a interação e o envolvimento das mesmas com o consumidor e principalmente com o enoturista. O objetivo deste trabalho é medir, através de indicadores digitais, o nível de interação das Regiões de Denominação de Origem Vitivinícolas da Galícia com o seu público. Utilizou-se como metodologia uma análise de conteúdo e uma análise de métricas nas páginas de Facebook oficiais dessas Denominação de Origem entre os meses de junho a agosto, com a finalidade de medir e comparar o nível de interação e envolvimento de cada Denominação de Origem com os seus utilizadores no Facebook e, assim, poder auxiliar os gestores na elaboração de estratégias de conteúdo para aumentar o grau de envolvimento dos fãs com a marca. Percebeu-se que a quantidade de informação disponibilizada nas páginas não implica em um aumento do nível de Engagement. As páginas das Regiões de Denominação de Origem Vitivinícolas da Galícia em sua grande maioria não estão sabendo aproveitar essa ferramenta, na qual o Facebook se tornou, para se comunicar da maneira ideal com seus consumidores, ou potenciais consumidores.

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Publicado

2016-04-27

Como Citar

Santos, B. C. P. dos, Torres, M. F., Sánchez, A. D., & Figueroa, E. G. (2016). ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR NO FACEBOOK COM AS REGIÕES DE DENOMINAÇÃO DE ORIGEM DO VINHO (GALICIA-ESPANHA). Tourism and Hospitality International Journal, 6(2). Obtido de http://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/160

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