SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: CASO DE ESTUDO NUM HOTEL DE 5 ESTRELAS

Autores

  • Rita Peixoto
  • Célia M.Q. Ramos
  • Ileana Monteio

Palavras-chave:

Recrutamento, Gestão de Recursos Humanos, Hotel, Sistemas de Informação, Tecnologia de Informação e de Comunicação, Vantagem Competitiva

Resumo

A indústria hoteleira é caracterizada por intensa competição, onde cada hotel deve otimizar os seus recursos humanos para obter vantagem competitiva a fim de sobreviver e garantir o seu sucesso. Devido às características da atividade hoteleira, a adoção de Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) é uma mais valia para o recrutamento de profissionais com o perfil de colaborador adequado. No presente estudo pretende-se mostrar que com a implementação de um SIGRH num hotel é possível melhorar os procedimentos associados à gestão de recursos humanos enquanto aumenta a satisfação dos técnicos de recursos humanos. Após implementação de um SIGRH num hotel e aplicação de um inquérito, concluiu-se que a utilização de um SIGRH num hotel é uma mais valia, que aumentou a eficácia e rapidez no desempenho das funções dos gestores de recursos humanos.

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Publicado

2021-03-27

Como Citar

Peixoto, R., Ramos, C. M., & Monteio, I. (2021). SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: CASO DE ESTUDO NUM HOTEL DE 5 ESTRELAS. Tourism and Hospitality International Journal, 16(1). Obtido de http://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/275