O Brasil no turismo internacional: Uma análise das razões para um desempenho muito aquém do seu potencial

Autores

  • Jean Max Tavares PUC-MG
  • André Riani Costa Perinotto Parnaíba Delta Federal University - UFDPar

Palavras-chave:

Demanda, Turismo, Brasil, Internacional, Desempenho

Resumo

Apesar de suas belezas naturais e hospitalidade, o Brasil ocupa apenas a vigésima sétima posição no ranking dos países mais visitados em 2017 (Organização Mundial do Turismo, 2018).  Com objetivo de entender quais variáveis podem ajudar a explicar essa posição aquém do seu potencial, esse artigo usou um modelo de dados em painel (efeitos aleatórios) do período de 2004 a 2016 com base nos 10 países que mais enviaram turistas para o Brasil nesse período. Os resultados mostraram que a distância geográfica e inflação tiveram um impacto negativo nas demandas do turismo brasileiro, evidenciando que a proximidade geográfica promove a demanda turística e o nível  de inflação controlada parece também promover a demanda turística brasileira. Por outro lado, o Produto Interno Bruto, a fronteira com o Brasil, o número de quartos de hotel e a taxa de câmbio foram positivamente correlacionados. Com essas informações, não apenas o governo brasileiro mas outros países latino-americanos terão mais subsídios para elaborar estratégias e políticas que aumentem sua posição no ranking internacional dos países que mais recebem turistas no mundo

Biografias Autor

Jean Max Tavares, PUC-MG

Graduado em Economia (PUC Minas) e em Turismo (UNISUL), Mestrado em Economia (Universidade Federal do Ceará), Doutorado em Economia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Pós-Doutorado em Economia (Universidade Nova de Lisboa) com Bolsa CAPES. Foi Visiting Professor na University of South Flórida (EUA) e Visiting Scholar na Université Sorbonne (França). Professor Adjunto IV da PUC Minas desde 2001 e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade do Estado do Ceará.

André Riani Costa Perinotto, Parnaíba Delta Federal University - UFDPar

Graduado em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba; Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo SENAC/SP; Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP/Rio Claro; Doutor em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Associado na UFDPar. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE. Professor Permamente do Mestrado em Turismo da UFPR. Diretor-Chair da ABRATUR - International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil.

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

Tavares, J. M., & Perinotto, A. R. C. (2022). O Brasil no turismo internacional: Uma análise das razões para um desempenho muito aquém do seu potencial. Tourism and Hospitality International Journal, 19(1), 12–24. Obtido de http://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/81