Avaliações dos serviços ofertados pelos hostels com melhor custo e benefício da cidade de São Paulo: análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes

Autores

  • Rodrigo Ribeiro de Oliveira
  • Eryck Yudi Tomita Yamauchi

Palavras-chave:

Turismo, Hospitalidade, Hostel, Serviços, São Paulo

Resumo

A cidade de São Paulo, sendo um dos principais destinos turísticos no Brasil, recebe muitos turistas. Um estilo de viagem que está se popularizando por aqui é a Low Cost e, assim, estabelecimentos de baixo custo, como os hostels, estão também, cada vez mais, em evidência. Sendo assim, serviços de alta qualidade podem proporcionar vantagem competitiva considerável a uma organização, ao reduzir os custos de retrabalho, de reclamações e de ressarcimento e, mais importante, gerar clientes satisfeitos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos hóspedes, no que se refere ao nível de qualidade dos serviços prestados pelos hostels com melhor custo e benefício da cidade de São Paulo, segundo as plataformas digitais: TripAdvisor e Booking.com. Percebe-se que os hostels, em questão, se destacam na qualidade dos serviços prestados, assim como uma hospitalidade diferenciada, com fins de fidelização de hóspedes, podendo proporcionar acessibilidade na cidade e propiciar maior número de turistas nacionais e internacionais, promovendo mais trocas culturais, assim como incentivo para a cidade se tornar mais agradável em meio a um ambiente ultra urbanizado e apático.

Referências

Abreu, T. R. & Silva, M. (2018). Competência comunicativa em inglês dos trabalhadores de hostels de Florianópolis-SC. Revista Hospitalidade, 15(2), 138 -157.

Arnold, J. R. T. (2012). Administração de Materiais: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Atlas.

Biagio, L. A. (2015). Como Administrar a Produção: Curso On-line. 1. ed. São Paulo: Manole.

Cabrera, C. (2016). El Celler de Can Roca: criação de valor em empresas de serviços. São Paulo: Ed. Senac.

Castelli, G. (2016). Gestão hoteleira. 2 ed. São Paulo: Saraiva.

Gomes, B. O. (2014). Design Hostels: Uma experiência diferenciada e personalizada de hospedagem. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de Turismo) –Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Lima, R. D. (2015). A qualidade do serviço nos hostels de Lisboa: Impacto na satisfação e lealdade dos hóspedes. Dissertação (Mestrado em Gestão), Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa.

Moreira, D. A. (2011). Administração da produção e operações (2ª. ed.). São Paulo: Cengage Learning.

Oliveira, R. R., Leonardi, T. I., Fujita, D. M., Yamauchi, E. Y. T., Zatta & F. N., Aguena, M. S. (2020). Práticas de Gestão das Operações para o Sucesso de Hostels Paulistanos. Research, Society and Development, 9(7), 301973950. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3950

Saraiva, A. V. D. N. (2013). Hostels independentes: O caso de Lisboa. Dissertação (Mestrado em Turismo). Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Estoril.

Silva, M. (2014). O segmento low cost na indústria hoteleira em Coimbra: O caso dos hostels. Relatório de Estágio, 2º Ciclo em História de Arte, Património e Turismo Cultural, Universidade de Coimbra.

Slack, N., Brandon-Jones, A. & Johnston, R. (2017). Administração da produção (4ª. ed.). São Paulo: Atlas.

Spínola, C. A., Lopes, T. H. C. R., Souza, L. N. S. & Barros, I. S. (2020). Turismo no Brasil: uma análise de clusters baseada no índice de competitividade dos destinos indutores. Research, Society and Development, 9(3), 1 –23. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2729

SPTURIS - Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo. (2019). São Paulo: cidade do mundo. Dados e fatos dos eventos, viagens e turismo na capital paulista. ed.

SPTURIS - Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (2020). Desempenho dos Meios de Hospedagem Paulistanos–janeiro 2020. ed. jan.

Thomazi, M. R & Baptista, M. L. C. (2016). Trama de ações investigativas participantes para a pesquisa de turismo em hostel. Anais. Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil, 13.

Toledo, P. M. S, Braida, F. & Colchete Filho, A. F. (2018). O design de interiores em hostels: manifestações da individualidade em quartos compartilhados. Estudos em Design Revista (online), Rio de Janeiro, 26 (2): 54 –77.

Zeithaml, V, Bitner, M. J. & Gremler, D. (2014). Marketing de serviços: A empresa com foco no cliente (6ª. ed.). São Paulo: Bookman.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Oliveira, R. R. de ., & Yamauchi, E. Y. T. . (2021). Avaliações dos serviços ofertados pelos hostels com melhor custo e benefício da cidade de São Paulo: análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes . Tourism and Hospitality International Journal, 16(2), 12–20. Obtido de http://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/90