Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Instruções para Autores

Regras de Publicação

Os trabalhos submetidos devem ser originais e isentos de plágio, neutros e independentes, baseados sempre em factos científicos. O autor deve assegurar-se que esses trabalhos não foram anteriormente publicados ou encontrem-se atualmente sob análise e possibilidade de publicação num outro espaço físico ou eletrónico. Não obstante, o autor pode submeter trabalhos apresentados em eventos científicos que não tenham sido publicados. A revista está licenciada com Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Os artigos publicados são da responsabilidade dos seus autores. 

Os trabalhos podem ser apresentados por professores, investigadores, profissionais e estudantes das áreas do Turismo, Hotelaria, Restauração e afins. Os estudantes de licenciatura e mestrado que submetam trabalhos para apreciação devem ter um professor como coautor. Os artigos podem incidir sobre investigações empíricas, revisões de literatura em áreas específicas ou reflexões teóricas.

O Conselho Editorial reserva-se ao direito de rejeitar trabalhos que considere de qualidade insuficiente, ou não relevantes o suficiente para as áreas temáticas da revista ou que não cumpram as normas abaixo apresentadas.

Ao submeter trabalhos para publicação no Tourism and Hospitality International Journal, o(s) autor(es) autoriza(m) a Comissão Editorial a realizar a edição (sem alteração da ideia ou da mensagem), formatação e direitos de difusão do seu artigo, incluindo em bases de dados científicas nacionais e internacionais e repositórios, sempre sob a missão de partilha de conhecimento e competências obtidas a partir de uma investigação científica e aplicada em Turismo, Hotelaria e Restauração, aproximando gradualmente a comunidade de investigadores das três áreas. O autor mantém sempre os direitos autorais do artigo submetido.

Em seguida expomos as normas específicas para entrega de trabalhos, de forma a facilitar o sistema de submissões e a otimizar o processo para autores, corpo editorial e revisores. O Tourism and Hospitality International Journal está disponível para receber trabalhos de toda a comunidade académica e profissional. Os trabalhos científicos submetidos devem respeitar as normas de publicação a seguir expostas e o autor deve, antes de enviar o manuscrito, certificar-se que cumpre as normas de publicação da revista e as normas de publicação da APA (American Psychological Association, 2010, Publication Manual of the American Psychological Association, 6ª ed., Washington, DC: APA).

 

Normas de Formatação

Todos os artigos deverão ser submetidos aqui no website - thijournal.isce.pt - ou enviados para o e-mail thijournal@isce.pt com Cc. a nuno.abranja@isce.pt.

Para publicar na edição de setembro deve submeter o seu trabalho até 15 de junho. Para a publicação de março deverá enviar o seu artigo até 15 de dezembro.

Os artigos submetidos não devem estar identificados no próprio documento. O nome, afiliação e contactos dos autores deverão ser enviados no corpo do e-mail e no “Formulário de Direitos Autorais”.

O documento deve ser enviado em formato word e não deve exceder as 25 páginas no total. A dimensão da folha deve ser A4 (21cm x 29,7cm), com margens superior, inferior e laterais de 3 cm.cO tipo de letra deve ser Times New Roman a tamanho de 12 pontos. O espaçamento entre linhas deve ser a dois espaços.

Os parágrafos devem ser indentados (iniciados para dentro) cinco a sete espaços (0,5cm), exceto nos títulos, no texto do resumo e nas citações em bloco (excertos com mais de 40 palavras). O texto deve estar alinhado apenas no lado esquerdo da página (left justification) e a margem direita incerta (não justificada).

Os artigos submetidos devem apresentar a seguinte estrutura:

  1. Página de título
  2. Página do resumo e abstract
  3. Páginas de texto
  4. Referências
  5. Anexos (opcional)

As notas devem ser notas na página (de roda-pé) e as tabelas e figuras podem aparecer no texto.

Os artigos deverão iniciar com um resumo em português ou espanhol e inglês, ou somente em inglês se for o idioma do artigo, não devendo cada um exceder as 250 palavras, assim como as palavras-chave (no mínimo 4). O resumo começa na primeira linha com a palavra Resumo, centrada. Os parágrafos do resumo não devem ser indentados e devem estar alinhados à esquerda e à direita. O resumo é uma sinopse específica e acessível das principais ideias do artigo.

Os títulos e subtítulos devem respeitar a seguinte formatação por níveis:

  • Nível 1: Centrado, em Negrito, com Letras Maiúsculas e Minúsculas
  • Nível 2: Alinhado à Esquerda, em Negrito, com Letras Maiúsculas e Minúsculas
  • Nível 3: Indentado à esquerda, em negrito, com letras minúsculas e termina num ponto.
  • Nível 4: Indentado à esquerda, em negrito e em itálico, com letras minúsculas e termina num ponto.
  • Nível 5: Indentado à esquerda, em itálico, com letras minúsculas e termina num ponto.

Os vocábulos estrangeiros deverão ser apresentados em itálico e não entre aspas, salvo quando se tratar de citações de textos.

As aspas devem ser usadas para excertos de texto com menos de 40 palavras, títulos de artigos ou de capítulos a que se refere no texto, para reproduzir material de um item de teste ou instruções aos participantes, ou quando introduzir um termo de calão ou um novo conceito proposto.

As citações de autores e obras no decorrer do texto deverão obedecer ao seguinte padrão:

  • (Abranja, 2020);
  • (Abranja & Magalhães, 2018);
  • Abranja, Almeida e Elias Almeida (2019);
  • Abranja et al. (2020);
  • Abranja (2019a, 2019b)

Em citações diretas (em que se transcreve o texto) deve indicar o autor, o ano e a página junto à transcrição e em citações indiretas (em que se parafraseia) o autor e o ano da publicação. Recomenda-se não mais de 3 citações diretas por cada 10 páginas. Prefira para as suas citações revistas científicas a revistas de divulgação. No caso de citações diretas com mais de 40 palavras (citações em bloco), não se aplicam as aspas e muda-se de linha para iniciar a citação; o texto deve estar afastado da margem esquerda meia polegada, 5 espaços ou 1,3cm e o início não é indentado.

Na secção das Referências deve incluir todas as citações do artigo e apenas essas citações; não deve colocar obras que não tenha referido no texto. As publicações devem ser referenciadas conforme as normas da APA e ter em atenção as seguintes indicações:

  • As referências começam numa nova página e devem estar listadas por ordem alfabética;
  • Quando há várias referências do mesmo autor, indicar por ordem de antiguidade (primeiro as mais antigas), começando pelas publicações em que o autor aparece sozinho e só depois as que aparece com outros autores;
  • Se não há autor, é colocado por ordem alfabética a primeira palavra com sentido da referência (normalmente o título);
  • Se tiver duas referências dos mesmos autores e do mesmo ano, diferenciá-las colocando uma letra a seguir ao ano;
  • Todas as referências devem estar alinhadas à esquerda na 1.ª linha e ser indentadas nas linhas subsequentes, e colocadas a dois espaços;
  • Os títulos de artigos ou de livros são escritos em letras minúsculas, com exceção da primeira letra do título e do subtítulo, e nos nomes próprios (nomes de pessoas, países, religiões, etc.).

Recomendamos ainda a consulta dos seguintes exemplos de referências:

  • Abranja, N. Almeida, M. & Elias Almeida, A. (2019). Gestão de alojamento, receção e housekeeping. Lisboa: Lidel.
  • Abranja, N. (2020). The learning process of entrepreneurship in tourism higher education in Portugal: A case-study (chapter 13). In C. Carvalho, M. de L. Calisto, N. Gustavo (Eds.), Strategic business models to support demand, supply, and destination management in the tourism and hospitality industry. Hershey, USA: IGI Global. ISSN: 2475-6547, DOI: 10.4018/978-1-5225-9936-4.ch013.
  • Mucharreira, P. R., Antunes, M. G., Abranja, N., Justino, M. R., & Texeira Quirós, J. (2019). The relevance of tourism in financial sustainability of hotels. European Research on Management and Business Economics, 25(3), 165-174.
  • Abranja, N. (2018, Jan). Provar cultura internacional à mesa. Restaurant Management. Recheio Magazine, 103, 27-28.
  • (2017). Tourism highlights: 2017 edition. Retirado de https://www.eunwto.org/doi/pdf/10.18111/9789284419029.

Para todos os casos de Referências os autores deverão cumprir com as normas de publicação da APA, descritas no Publication Manual da American Psychological Association (6th ed., 2009).

Os quadros, figuras ou gráficos deverão respeitar estritamente, no seu conteúdo e forma, as regras de formatação da APA. Os quadros deverão ser apresentados no tipo de letra Times New Roman, a tamanho de 10 pontos. Os gráficos deverão expor sempre os valores a que se referem no espaço próprio do gráfico, ou sob a forma de tabela anexa, devendo permitir a sua edição (construído em word ou excel: formato microsoft graph).

Os anexos (se os houver) deverão ser colocados depois de todo o artigo. Deve iniciar cada anexo numa página diferente e numerá-los através de letras (Anexo A, Anexo B...). 

Artigos

Esta publicação pretende reger-se por critérios internacionais de excelência, assegurando a qualidade dos artigos científicos através de um processo de revisão anónima (blind referee) por um comité científico composto por avaliadores externos à entidade editora, de prestigiadas instituições de ensino superior e personalidades representantes nacionais e estrangeiras.

Numa fase inicial o Conselho Editorial reserva-se ao direito de rejeitar papers que considere de qualidade insuficiente, ou não relevantes o suficiente para as áreas temáticas da revista. Os trabalhos avaliados pelo Conselho Editorial com qualidade suficiente e relevantes para as áreas temáticas da publicação são encaminhados aos avaliadores científicos para a revisão anónima.

Scientific Board

Abraham Pizam | RCHM, Univ. Central Florida, EUA

Alan A. Lew | Department of Geography, Planning and Recreation, Northern Arizona University, USA

Alcina Sousa | Universidade da Madeira, Portugal

Alfonso Vargas Sánchez | Universidad de Huelva, Espanha

Ana Maria Ferreira | Universidade de Évora, Portugal

António Sérgio Almeida | ESTM-Instituto Politécnico de Leiria [ESTM-IPL], Portugal

Bonifácio Rodrigues | Instituto Superior de Ciências Educativas [ISCE], Portugal

Carlos Cardoso Ferreira | Universidade de Coimbra, Portugal

Cátia Malheiros Ferreira | ESTM-Instituto Politécnico de Leiria [ESTM-IPL], Portugal

Charles Arcodia | Dep. of Tourism, Sport and Hotel Management, Griffith Business School, Griffith University, Austrália

Chris Cooper | Oxford Brookes University, UK

Christof Pforr | SM-CBS, Curtin University, Austrália

Cláudia Ribeiro de Almeida | ESGHT-Universidade do Algarve, Portugal

Conceição Gomes | ESTM-Instituto Politécnico de Leiria [ESTM-IPL], Portugal

David Airey | University of Surrey, UK

Dimitrios Buhalis | ST, Bournemouth University, UK

Dulcineia Ramos | ESTM-Instituto Politécnico de Leiria [ESTM-IPL], Portugal

Edgar Bernardo | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro [UTAD], Portugal

Eduardo Yázigi | Universidade de São Paulo, Brasil 

Eduardo Moraes Sarmento | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias [ULHT], Portugal

Eunice Lopes | ESGT-Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Eva Corrêa | Instituto Superior de Ciências Educativas [ISCE], Portugal

Fernando Moreira | ESHTE, Portugal

Isabel Vaz de Freitas | Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal

John Fletcher | ST, Bournemouth University, UK

Jordi Tresserras Juan | Universidad de Barcelona, Espanha

Jorge Marques | Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal

Jorge Simões | Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Jorge Umbelino | ESHTE, Portugal

José Álvarez García | Universidad de Extremadura, Espanha

José d'Encarnação | Universidade de Coimbra, Portugal

José António Figueiredo | Universidade Lusíada, Portugal

José Jiménez Quintero | Universidad de Málaga, Espanha

Júlio Mendes | Universidade do Algarve, Portugal

Luis Lima Santos | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Luís Picado | Instituto Superior de Ciências Educativas [ISCE], Portugal

Manuel Salgado | ESHTS-Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Margarida Abreu Morais | Dep. of Tourism, Sport and Hotel Management, Griffith Business School, Griffith University, Austrália

María de la Cruz del Río Rama | Universidad de Vigo, Espanha

Mário Passos Ascenção | HAAGA-HELIA, Finlândia

Michael Schön | ESTM-Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Miguel d'Abreu Varela | INP/ISG, Portugal

Miguel Moital | ST, Bournemouth University, UK

Nuno Almeida | ESTM-Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Nuno Gustavo | ESHTE, Portugal

Paula Farinho | Instituto Superior de Ciências Educativas [ISCE], Portugal

Paulo Jorge Almeida | ESTM-Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Pedro Mucharreira | Instituto Superior de Ciências Educativas [ISCE] / IE, Universidade de Lisboa, Portugal

Ricardo Martins | Instituto Superior de Ciências Educativas [ISCE], Portugal

Tomasz NapierałaInstitute of Urban Geography and Tourism Studies - Faculty of Geographical Sciences, University of Lodz, Poland

Themudo Barata | Universidade de Évora, Portugal

Vasco Ribeiro Santos | ISLA Santarém, Portugal

Vítor Ambrósio | ESHTE, Portugal

Xerardo Pereiro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro [UTAD], Portugal

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail apresentados nesta revista serão usados exclusivamente para os fins estabelecidos nela e não serão fornecidos a terceiros ou para outros fins.