TURISMO SUSTENTÁVEL: A DISPOSIÇÃO DO TURISTA NA CONTRIBUIÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO TURISMO

Autores

  • Andreia Filipa da Silva Matos Leandro
  • Nuno Abranja

Palavras-chave:

Turismo, Sustentabilidade, Objetivos, Desenvolvimento, Economia

Resumo

Atualmente, o setor do Turismo encontra-se em constante expansão e desempenha um papel fulcral na economia mundial. A procura pela sustentabilidade revela-se crucial e o turismo sustentável é cada vez mais relevante devido à aceleração da degradação ambiental e ao seu impacto e capacidade de prejudicar o progresso económico nos países em desenvolvimento. Enquanto que estes possuem problemas como o grande crescimento populacional e a falta de tecnologia para a exploração eficiente dos recursos naturais que dispõem, os países desenvolvidos consomem excessivamente estes recursos devido ao estilo de vida. É necessário encontrar soluções para um objetivo comum: a sustentabilidade. Através deste trabalho de investigação, é exposto o conceito da prática, assim como objetivos, problemáticas, quem atua e quem comparticipa. De que forma, os turistas poderão impactar positivamente neste tipo de turismo e se é rentável para aplicação económica, social e ambiental.

Referências

Abranja, N. & Almeida, I. (2009). Turismo e Sustentabilidade. Cogitur, 1, 24.

Albuquerque, H. (2004). Turismo sustentável nas zonas costeiras: O caso das praias de Mira. Universidade de Aveiro.

Borges, L. (2018). Entenda a diferença entre turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável. Retirado de https://autossustentavel.com/2018/12/diferenca-turismo-de- aventura-ecoturismo-turismo-sustentavel.html.

Caldeira, J. (2013). A imagem do destino turístico: Perspetiva dos residentes em Lisboa. Dissertação de Marketing e Promoção Turística. Instituto Politécnico de Leiria.

Carvalho, P. & Marujo, N. (2010). Turismo, planeamento e desenvolvimento sustentável. Doi: 10.5380/tes.v3i2.19635.

Oliveira, V. (2015). Modo de gestão para a sustentabilidade de destinos turísticos. (pp. 7-31). Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Pinheiro, M. (2006). Sustentabilidade e destinos: Como se define construção sustentável. Retirado de https://www.lidera4all.com/lidera-destinations.

Rabinovici, A (2011). Ambientalismo, Organizações Não Governamentais e a Busca pela Sustentabilidade no Turismo. Turismo em Análise. 22 (1). ISSN 1984-4867.

Ramos, R. (2013). O que é o turismo sustentável. Retirado de https://www.sustentavelturismo.com/2011/04/o-que-e-turismo-sustentavel.html.

Reis, A. (2015). A importância do desenvolvimento sustentável do turismo (pp. 18-26). Universidade de Lisboa.

Santos, F. (2017). Ecoturismo: Desenvolvimento turístico e sustentabilidade social no Parque Natural da Serra da Estrela (pp. 1-31). Universidade de Coimbra.

Turismo de Portugal (2020). Sustentabilidade. Retirado de https://travelbi.turismodeportugal.pt/pt-PT/Paginas/sustentabilidade.aspx

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

Leandro, A. F. da S. M., & Abranja, N. (2022). TURISMO SUSTENTÁVEL: A DISPOSIÇÃO DO TURISTA NA CONTRIBUIÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO TURISMO. Tourism and Hospitality International Journal, 17(1). Obtido de https://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/290

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>