O poder público e o setor hoteleiro: Perceções, cooperação e desafios ao desenvolvimento social do Município de Inhambane, Moçambique

Autores

  • Orlando Alcobia s/afiliação
  • Nuno Gustavo Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Gouveia Sumale Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, Universidade Eduardo Mondlane
  • Sérgio Belchior Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, Universidade Eduardo Mondlane

Palavras-chave:

Empresas hoteleiras, Instituições governamentais, Planeamento turístico, Desenvolvimento social

Resumo

O presente artigo analisa a cooperação entre as empresas do setor hoteleiro e as instituições governamentais do município de Inhambane, visando potenciar práticas hoteleiras no âmbito da responsabilidade social corporativa e de políticas públicas tendentes à concomitância entre o desenvolvimento turístico do território e o desenvolvimento social da comunidade local. Metodológicamente, a pesquisa segue um paradigma construtivista, apresentando um carácter qualitativo. Neste contexto, são entrevistados três diretores hoteleiros, a Associação de Hotelaria e Turismo de Inhambane, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane e, ainda, nove instituições governamentais. As dimensões em análise são as preconizadas por Midgley (2014) para a práxis do desenvolvimento social: o desenvolvimento do capital humano, o desenvolvimento do capital social, a criação de emprego, contributo para as microempresas, a criação de ativos, a proteção social e o planeamento social. Observa-se que as práticas hoteleiras comportam laivos de precariedade laboral, escassa assunção da responsabilidade social corporativa, falta de cooperação com as instituições governamentais locais, posturas ambientais erróneas e pouco comprometimento para melhorar as infraestruturas de bem-estar municipais. Conclui-se que urge normalizar as relações institucionais entre as empresas hoteleiras e as entidades governamentais, assim como instituir fóruns de auscultação comunitária que permitam uma efetiva participação da população recetora no planeamento do desenvolvimento turístico local.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Alcobia, O. ., Gustavo, N. ., Sumale, G. . ., & Belchior, S. . (2022). O poder público e o setor hoteleiro: Perceções, cooperação e desafios ao desenvolvimento social do Município de Inhambane, Moçambique. Tourism and Hospitality International Journal, 18(1), 12–34. Obtido de https://thijournal.isce.pt/index.php/THIJ/article/view/52

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