Edições Anteriores
-
Março 2022 [29ª. edição]
Vol. 18 N.º 1 (2022) -
Volume 17 | Número 1 | Setembro 2021 [28ª. edição]
Vol. 17 N.º 1 (2021)Eva Milheiro, João Emílio Alves, Hugo Araújo & Carla Melo
Mapeamento de iniciativas de turismo de base comunitária em unidades de conservação Paulista
Joyce Hiromi Uyeti & Érika Sayuri Koga Di Nápoli
Desarrollo del pensamiento e inteligencia visual-espacial en estudiantes universitarios
Aida Ximena León Guatame & Bertha Marlén Velásquez Burgos
Equilíbrio financeiro: comparação entre quatro estabelecimentos termais portugueses
Rute Almeida, Conceição Gomes & Anabela Elias-Almeida
Histórico das políticas públicas de turismo no Litoral Piauiense – Brasil
Simone Cristina Putrick, Solano de Souza Braga & André Riani Costa Perinotto
Análise do menu de um restaurante de grelhados no carvão – Um estudo de caso
Daniela Silvestre, Manuel Serra & Carlos M. Afonso
Tourism sector in Italy and Portugal – Some impacts of Covid-19 pandemic crisis
Elisa Gambara, Genesis Basco & Pedro Ribeiro Mucharreira
Desperdício alimentar: Um problema do passado, do presente e do futuro
Diogo Plácido Pinto Batista & Nuno Abranja
Andreia Filipa da Silva Matos Leandro & Nuno Abranja
-
Edição Especial
Vol. 16 N.º 2 (2021)Dada a relevância da inovação para setores como o Turismo, a presente chamada incluiu a submissão de resumos alargados por estudantes de licenciatura/pós-licenciatura, bem como todos aqueles que concluíram o curso nos últimos 3 anos, orientados por um(a) professor(a), que tenham como objetivo o aprofundamento e a partilha de conhecimentos relacionados com as dinâmicas de inovação no turismo. Estes trabalhos foram selecionados pela Comissão Editorial e Científica criadas especialmente para o efeito, sob a coordenação das Professoras Michelle Moraes (Un. Europeia) e Antónia Correia (Un. do Algarve).
Editorial Michelle Moraes & Antónia Correia
Avaliações dos serviços ofertados pelos hostels com melhor custo e benefício da cidade de São Paulo: análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes Rodrigo Ribeiro de Oliveira & Eryck Yudi Tomita Yamauchi
Airline Rescuers Ana Carolina Sobreira, Guilherme Oliveira, João Elias & Manuel do Carmo
Integrating the concept of territorial heritage in andalusian tourism policy J. David Albarrán Periáñez
Tourism planning in Sundarbans through geographic information system Sudipta Mukherjee & Bivraj Bhusan Parida
Potencial turístico do património militar: Estudo de caso Peniche Pedro Oliveira & Alexandra Lavaredas
Moto Turismo, uma cultura de aposta como produto turístico Anabela Monteiro, Alexandre Rebelo Bernardo, Cheila Micaela da Silva Gomes, Francisco Paiva Xavier Silva, José Diogo Serrano Peneirol, Sílvia Isabel Reis Machado
-
PUBLICAÇÕES DO ANO 2021 - Vol. 16 n. 1, 26ª edição
Vol. 16 N.º 1 (2021)Editorial. Nuno Abranja
_________________________________________________________
Sistema de informação de gestão de recursos humanos: Caso de estudo num hotel de 5
estrelas. Rita Peixoto, Célia M. Q. Ramos & Ileana MonteioWork Exchange em Lisboa: Viagem, trabalho e alguma diversão. Kali Fauaze & Jorge Abrantes
Examine the role of online travel agents to increase room occupancy. Hary Hermawan, Rudi Wijanarko, Prihatno & Nikasius Jonet Sinangjoyo
Utilización de las tecnologías de información y comunicación por los estudiantes de la
modalidad a distancia: Estudio de caso en Ecuador. Jefferson Sanchez-Ruiz, Maruxi Loarte-Tene & María de la Cruz del Río-RamaEvaluación de los recursos turísticos naturales: Estudio de caso Cantón Pindal, provincia de
Loja-Ecuador. Jefferson Sanchez-Ruiz, Jhohana Larrea-Silva & José Álvarez-GarcíaA Ilha do Bom Jesus (Rio de Janeiro): Patrimônio histórico e espaço de memória. Ana Beatriz Ramos de Souza, Antônio Ferreira Sobrinho & Maristela da Silva Ferreira
Estrategias didácticas para fomentar competencias transversales de desarrollo sostenible.
Aida Ximena León Guatame & Bertha Marlén Velásquez Burgos -
PUBLICAÇÕES DO ANO 2020 - Vol. 15 n. 1, 25ª edição
Vol. 15 N.º 1 (2020)Editorial. Nuno Abranja.
Avaliação das empresas hoteleiras em função do VAL. Carla Carrera, Conceição Gomes & Luís Lima Santos.
Influência da roteirização em cenários turísticos brasileiros: Rota das Emoções- Parnaíba/Piauí (2005-2018). Luana Moreira de Araújo, Thomas Augusto de Aragón Escouto, Vinicius Boneli Vieira, Hanuzia Pereira Ferreira & André Riani Costa Perinotto.
Georgian tourism and strategic directions of state policy in terms of crisis. Marina Metreveli, Nunu Gigauri & Rusudan Kutateladze.
Responsabilidad social corporativa: El caso de las compañias de cruceros. María Dolores Sánchez-Fernández, José Ramón Cardona & Andrea Mosquera Rodríguez.
Accessible tourism supply services in Spain. Letícia Bianca Barros de Moraes Lima.
Territorial governance and sustainable development in peripherical regions: Economic and institutional challenges. Pedro Oliveira.
The effects of communication on customer loyalty to the local housing sector - A case study. Sónia Duarte Vieira.
Cultura, património e turismo. Bonifácio Rodrigues.
Mulheres e Turismo, a minha Voz! 12 mulheres, 12 histórias de sucesso. Leila Portela.
-
PUBLICAÇÕES DO ANO 2020 - Vol 14, nº 1, 24a edição
Vol. 14 N.º 1 (2020)Editorial
A perceção dos consumidores hoteleiros portugueses acerca da ISO 9001 no setor hoteleiro. Rita Sofia Pereira Correia
Art moves in social media: Self organising social media impacts on tourism. Rosalinda Ruiz-Scarfuto. Kristina Svels & Robert Gutounig
Implementation of yield management as a revenue-increasing tool: Case study. Zuzana Vaculčíková, Zuzana Tučková & Adriana Dorková
Agenda do turismo de base comunitária de Indiaroba, Sergipe - Brasil: Resultados de um projeto de extensão. Fabiana Faxina & Lara Brunelle Almeida Freitas
Análise comparativa do USALI, USAR e USFRS. Filipa Campos, Conceição Gomes & Luís Lima Santos
Infraestruturas desportivas hoteleiras: As preferências dos viajantes. Henrique Santos & Maria de Lurdes Calisto
-
Analysis, Profiles, Metrics, Strategies and Communication of Tourism
Vol. 13 N.º 1 (2019)Índice…………………………………………………………………………………………...... 10
Editorial…………………………………………………………………………………………..
Nuno Abranja
11
Métricas de SPA para avaliação de desempenho | SPA metrics for performance
evaluation…………………………………………………………………………………...……
Diana Alves, Cátia Malheiros & Conceição Gomes
12-36
Comunicação turística e marketing turístico: O caso dos meios de hospedagem em Luís
Correia-Piauí – Brasil | Tourism communication and tourist marketing: The case of means of
accommodation in Luís Correia-Piauí – Brazil...……………...…………………………………
André Riani Costa Perinotto, Thaiane Maria Torres Chaves, Adyelle Lima Veras & Leticia
Maria Barbosa da Silva
37-64
O estado do revenue management na hotelaria portuguesa | The state of revenue mangement in
the portuguese hospitality…..……………………………..……………………………………...
Fernando Miguel F. Garrido, Raul Ribeiro Ferreira & Nuno Abranja
65-105
Perfil e mobilidade dos turistas seniores durante a sua estadia no Algarve | Profile and mobility
of senior tourists during their stay in Algarve…………………………….……..…...…………..
Cláudia Ribeiro de Almeida & Manuela Pires Rosa
106-130
Turismo e alterações climáticas: Análise bibliométrica | Tourism and climate changes:
Bibliometric analysis………………...……………………………...……………………………
Eunice R. Lopes & João T. Simões -
Tourism and Entrepreneurship: Relationship
Vol. 12 N.º 2 (2019)Índice…………………………………………………………………………………………......
10
Editorial…………………………………………………………………………………………..
Nuno Abranja
11
Turismo sustentável e desenvolvimento regional: resultados da investigação realizada em empreendimentos turísticos da Argentina e Brasil………………………………………………
Luciana Davi Traverso, Caroline Ciliane Ceretta, Marcelo Ribeiro, Claudia Toselli, Andrea Takats & Jordana Marques Kneipp
12
Empreender em Territórios de Baixa Densidade...………………………………………………
Fernanda Bizarro Policarpo & Ricardo Hernández Mogollón
25
Sucessão e competências empreendedoras nas empresas familiares do setor do artesanato e agroturismo……………………………………..………………………………………………...
Helena Alves, Arminda Paço, João Ferreira, Mário Raposo & Ana Nave
41
Globalização econômica, eocial e política: Uma comparação entre países……..…...…………..
Valéria Garlet, Nathália Rigui Trindade, Maria Julia Pegoraro Gai & Flavia Luciane Scherer
61
Experiências turísticas memoráveis………………...……………………………………………
Valéria Garlet, Camila Pascotini Grellmann, Maria Julia Pegoraro Gai & Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga
76
Quo vadis Microcredit in Portugal? A case study of the day-to-day of an Entrepreneur.……….
João Vilas-Boas, José Paulo Esperança & Isabel Duarte de Almeida
92
Empreendedorismo e turismo sustentável: O caso do Jardim das Esculturas – um atrativo turístico no sul do Brasil………………………………………………………………...………..
Caroline Ciliane Ceretta, Silvia Cheron dos Santos, Luciana Davi Traverso, Marcelo Ribeiro, Gisele Guimarães & Mônica Elisa Dias Pons
104
Emprendimiento rural: obstáculos y sugerencias para su desarrollo…………….……………....
Ezequiel Herruzo, Gabriela Alavez, Isabel Romero, José Carlos Sánchez & Luisa Dugo -
Turismo y Responsabilidad Social
Vol. 12 N.º 1 (2019)Índice…………………………………………………………………………………………......
10
Editorial…………………………………………………………………………………………..
María Dolores Sánchez-Fernández & Martha Ríos Manríquez
11
Estudo exploratório do comportamento e perfil do consumidor em contextos específicos de turismo: O turismo de golfe no Norte de Portugal………………………………………………
Susana Costa & Bruno Sousa
13
The role of events in the management of visitor’s expectations: A preliminary research…………………………………………………………………………………………...
Alexandra Malheiro, Bruno Sousa & Mário Rola
32
La teoría institucional y la responsabilidad social en el sector hotelero en la ciudad de Celaya, Guanajuato…………………………………………………………………………...…………..
María Fernanda Arreguín García, Dolores Guadalupe Álvarez-Orozco & María Dolores Sánchez-Fernández
50
Um museu comunitário: Construção do atrativo turístico na ilha Mem de Sá – Sergipe, Brasil……..………………………………………………………………………………………
Estefanni Patricia Santos Silva & Fabiana Faxina
70
Senderismo y desarrollo turístico rural sostenible en Castilla y León……………..…………….
Berta María García Otero & Javier González Lázaro
82
Rebatimentos de políticas públicas de turismo no território da costa do Oeste do Ceará………..
Débora Ferreira Freire Dias & Luzia Neide Coriolano
105
Turismo gastronómico e controle aduaneiro na frontera entre Brasil e Argentina……………....
Paola Stefanutti, Viviane da Silva Welter & Valdir Gregory
122
Turismo social sénior: Caracterização do perfil e preferências do idoso institucionalizado na região do Alentejo…………………………………………………………………..……………
Joana Moita, Marta Graça, Carla Vivas, Susana Leal & Sandra Oliveira
139
Turismo e responsabilidade empresarial: Um estudo bibliométrico da produção científica na Web of Science e Scopus no período de 2007 a 2017…………………………..……………….
Maria Carolina Martins-Rodrigues, Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Caroline Rosseto Camargo, Larissa Cristina Barbieri & Clandia Maffini Gomes -
The Specific Entrepreneurish Applied to the Development of Tourism
Vol. 11 N.º 1 (2018)Índice……………………………………………………………………………….......
10
Editorial…………………………………………………………………………….......
Nuno Abranja
11
Agro Tourism; Enhancing and Sustaining Farm economy in India………….…………
Dinesh Kapadia
12-25
Aportaciones metodológicas para la valoración de empresas en Ecuador. De la investigación teórica a la práctica…………………..………...………….......................
Galo Adolfo Farfán Pacheco
26-47
Emprendimientos en el Ecuador. Un enfoque multidimensional para su desarrollo...….
Geovanny Xavier Mendoza Arteaga
48-73
Ensaios | Divulgação cultural e científica...………….……………………………
74
Expo 98 enquanto fator de renovação urbana e impacto para o turismo……………..….
Fernando Miguel F. Garrido, Raul Ribeiro Ferreira & Nuno Abranja -
New Challenges for the Tourism Environment, Heritage and Companies
Vol. 10 N.º 1 (2018)Índice………………………………………………………………………………....... 10
Editorial…………………………………………………………………………….......
Nuno Abranja
11
As redes sociais como plataforma de comunicação da informação turística .…………
Patrícia Moita & Célia Ramos
12-34
The loyalty challenges in hotel restaurants in Lisbon ………...………….......................
Raquel Fernandes Cunha & Eduardo Moraes Sarmento
35-54
Public tourism policy framework in the Portuguese Douro region: a first step to
understand the Douro region tourism governance ……………………………..............
Vitor Rodrigues, Edgar Bernardo & Caroline Dominguez
55-75
Qualidade nos serviços de animação turística dos Açores: perspetivas e motivação dos
agentes …………………………………………………………………………..….….
Tiago Lopes, Francisco Silva & Maria do Céu Almeida
76-93
Direito, património e turismo cultural ……………………..………………...…..….….
Bonifácio Rodrigues
94-105
Património cultural no Vale do Alva: Grande Rota do Alva …………………………
Manuel Salgado, Elsa Ramos & José Alexandre Martins
106-125
La educación ambiental: una estrategia para el mejoramiento de la calidad de vida del
adulto mayor …………………………………………………………………………...
Patricia Duque Cajamarca, Lola Rosalía Saavedra Guzmán & Bertha Marlene
Velásquez Burgos
126-139
A importância do turismo no desempenho financeiro das empresas hoteleiras –
proposta de um modelo de investigação ………………………………………………..
Pedro Ribeiro Mucharreira, Marina Godinho Antunes & Nuno Abranja
140-151
Divulgação cultural e científica ……..………………………………………………… 152
“O turismo do Douro visto de dentro e de fora”. Resumo do seminário intermédio do
projeto DOUROTUR. 10-01-2018, 9.00- 18.30 horas, Auditório de Ciências Florestais
da UTAD ………………………………………………………………………………
Edgar Bernardo & Xerardo Pereiro -
Health and Wellness Tourism Thermalism and Spa
Vol. 9 N.º 2 (2017)Índice ......................................................................................................................... 1
Editorial ..................................................................................................................... 3
Os primórdios do termalismo: os balneários castrejos e o seu potencial turistico .... 4
Maria de Fátima Matos da Silva
Water as an answer to wellness and welfare- more than a life style ......................... 29
Ana Branca Soeiro de Carvalho & Álvaro Bonito
Health tourism & Estoril Resorts rebirth: from thermal springs to the contemporary
wellness centre ........................................................................................................... 42
Cristina Carvalho
Bath & Alange: two models of thermal spa with a shared cultural heritage ............. 59
Pilar Barrios Manzano & Juana Gómez Pérez
Water and sustainable development. ........................................................................ 72
Mafalda Leitão – Manuela Malheiro
Ruta del Agua- Yaku Ñambi en la Amazonia Ecuatoriana ...................................... 87
Claudia Patricia Maldonado-Erazo, José Álvarez-García, María de la Cruz del
Río-Rama & Amador Durán-Sánchez
The role of health and wellness tourism in sustainable territorial development ....... 113
Joana A. Quintela, Carlos Costa & Anabela Correia
Thermal tourists´ experience, discourses and value .................................................. 122
Martín Gómez-Ullate García de León
Análisis del Water Exploitacion Index (WEI) como instrumento para el ajuste de la
política de oferta y demanda de los recursos hídricos ............................................... 130
Amador Durán-Sánchez, Evaristo Galeana-Figueroa & Dora Aguilasocho-
Montoya
Thermal spa treatments and benefits perceived by users of Cró and Carvalhal Spa for
dermatological purpose ............................................................................................. 151
Ana Pereira, Cecília Fonseca, Paula Coutinho, Agostinho Cruz & André RTS
Araujo
Revisão da literatura: efeitos da água termal sulfurosa em casos de reumático ........ 163
R. Oleiro, M. Palma, A. Rocha & R. Costa -
Destinations, Places, People and Profiles of Tourism
Vol. 9 N.º 1 (2017)Índice………………………………………………………………………………....... 10
Editorial…………………………………………………………………………….......
Nuno Abranja
11
Insights about destination brand: Madeira case study ……………………….…………
Teresa Filipa Freitas Carvalho, Eduardo Moraes Sarmento & Sandra Maria Correia
Loureiro
12
Estilos de aprendizaje y metodología de aprendizaje colaborativo en estudiantes de
pregrado, primer semestre, de Ciencias Pecuarias U.D.C.A. ...………….......................
Nahyr Remolina de Cleves, Bertha Marlene Velásquez Burgos & Pedro Falco
González
34
Turismo cultural, itinerários turísticos e impactos nos destinos ………………..............
Mafalda Nascimento, Flávia Marques & Ana Afonso Alcântara
49
O perfil dos visitantes e turistas dos centros de informação da Rota do Românico ….….
Joaquim Luís Costa
72
Reabilitação sustentável de aldeias abandonadas através do turismo. Proposta para a
aldeia de Colmeal …………………………………………………….....……...….......
Paula Cristina Cunha dos Santos Silva & Susana Maria Melo Fernandes Afonso
Lucas
88
A quebra do contrato psicológico e a retaliação do turista: Queixa e WOM negativo ...
João Pedro Dias Fontes da Costa & Tânia Filipa Dias Farinha
107
Perceções dos residentes de Portalegre face ao Turismo …….……...........……..….......
Eva Maria Marques Milheiro -
Turismo y Responsabilidad Social
Vol. 8 N.º 2 (2017)Índice……………………………………………………………………………….......
10
Editorial…………………………………………………………………………….......
Martha Ríos Manríquez & María Dolores Sánchez-Fernández
11
Formas de análisis de la relación entre anfitriones y turistas ……………….…………
Marcelo Sánchez-Oro Sánchez
12
Retos de la globalización: Impacto y estrategias de actuación desde la red de agroturismo Nekatur en Euskadi ……………..…...…….…...………….......................
Teodor Mellen Vinagre
34
El uso de la imagen turística en la promoción de los destinos patrimoniales …............
Larissa Paola Macedo Castro Gabriel & Jakson Renner Rodrigues Soares
51
Patrimônio imaterial e suas possíveis relações com o turismo: Um estudo sobre o grupo cultural Boi Flor do Lírio de Parnaíba, Piauí, Brasil ……………..……..….......
Heidi Gracielle Kanitz & Thamires do Nascimento Sousa
68
Atractivos culturales para una diversificación del turismo en Ibiza …....……...….......
José Ramón Cardona, Xing Peng & María Dolores Sánchez-Fernández
93
Regiões de turismo de Portugal Continental e seu posicionamento na rede social Facebook ……………………....…………………………..……...........……....….......
Barbara Coutinho Pires dos Santos, Maria Filomena Torres, Amador Durán-Sánchez & Claudia Patricia Maldonado-Erazo
114
Responsabilidade social das empresas de turismo: uma reflexão sobre a adoção do modelo VBA ……………………………………...………..……...........……..….......
Adriano Stadler, Elaine Cristina Arantes, Marcos Rogério Maioli & Jansen Maia Del Corso -
The New Impacts and Trends of Tourism Products and Destinations
Vol. 8 N.º 1 (2017)9
Editorial…………………………………………………………………………….......
10 Recent gastronomic touristic tendencies based on a netnography model analysis.........
Eduardo Moraes Sarmento & Sandra Maria Correia Loureiro
11 Brazil’s world cup FIFA 2014: One framework of impacts on ICTs and lodging facilities in the host city of Cuiabá / MT …………………...………….....................
Francieli Boaria & Roberta Leal Raye
24 Avaliação dos impactes de um projeto turístico-cultural: o Festival Internacional de Jazz de Loulé …………......…................…...………….....................…………............
Maria de Fátima Barão & Maria Leonor Salsa
39 Turismo religioso em Braga: A perspetiva dos residentes sobre a Semana Santa .........
Márcia Patrícia Barbosa da Silva
57 Animação e turismo: O papel da animação na oferta turística da cidade do Peso da Régua ...............………………….....................………………….....................………
Maria José Ribeiro Pinto & Xose Xerardo Pereiro Pérez
68 Recensão do livro: Gouveia Ramos, Vera (2015). Turismo em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 978-989-8819-35-2 …………...........
Nieves Losada & Xerardo Pereiro -
The Online Market and the Consumer in the Tourism Activity
Vol. 7 N.º 1 (2016)Índice……………………………………………………………………………….......
9
Editorial…………………………………………………………………………….......
10
Marketing do destino Portugal através do filme A Gaiola Dourada de Rúben Alves……………………………………………………………………………….......
Susana Carvalho & Alcina Sousa
11
As redes sociais online nos hotéis de 4 e 5 estrelas do Algarve………………………………………………………...………….....................
Gonçalo Molarinho Reis Cantinho, Marisol B. Correia & Célia M.Q. Ramos
27
An empiric analysis of the online market for the adventure travel tourism industry in Germany………………......…................…...………….....................…………............
Sandra Maria Correia Loureiro, Eduardo Moraes Sarmento & Constantin Witt-Dörring
49
O turismo e o crédito bancário: que caraterísticas apresentam os turistas que recorrem ao crédito para viajar?.........................................……….........………….......
Moura, A., Mira, M. R. & Paiva, S. -
Enotourism: An Emerging Strategic Segment
Vol. 6 N.º 2 (2016)ÍNDICE | INDEX
Índice ......................................................................................................................... 1
Editorial ..................................................................................................................... 3
Livro de revisão ......................................................................................................... 4
Envolvimento do consumidor no Facebook com as regiões de denominação de origem do vinho (Galicia-Espanha) ........................................................................... 7
Barbara Countinho Pires dos Santos, Maria Filomena Torres, Amador Durán Sánchez & Evaristo Galeana Figueroa
Estudio del posicionamiento de hoteles enoturísticos mediante el operador de agregación de puntuaciones CARWA ....................................................................... 27
Francisco Javier Arroyo Cañada & Jaime Gil Lafuente
A Enogastronomia como produto turístico: Dinâmicas territoriais no Vale dos Vinhedos- RS/Brasil .................................................................................................. 42
Roberto Nascimento e Silva, Virginia Elisabeta Etges & Vander Valduga
Turismo del Vino como estratégia de desarrollo rural. El caso del cluster enoturitico del departamento de Colonia-Uruguay ...................................................................... 58
Rusley Avondet & Miguel Vassallo
Enotourism ecosystem: stakeholders´coopetition model proposal ............................ 77
Josefina Olívia Marques Godinho Salvado
Google Trends como indicador válido para los ingresos por la producción de vino 94
Raúl Gómez Martínez, Paola Plaza Casado, Camilo Prado Román & Miguel Prado Román
Relações de consumo nas experiências enoturísticas: uma análise a partir de empreendimentos hoteleiros vinoterápicos ............................................................... 107
Franciele Cristina Manosso, Dartilene de Souza e Silva, Camila Bizinelli & José Manoel Gândara
Análisis exploratorio del potencial de los enoturistas chinos: retos y oportunidades 126
Agustí Casas Romero, Pilar Presas, Merce Bernardo & Rubén Huertas García
THIJ - Tourism and Hospitality International Journal, 6(2). April 2016 ISSN: 2183-0800
www.isce-turismo.com
2
O enoturismo em Santa Catarina (Brasil): o caso da Vinícola Villaggio Grando ..... 145
Flavia Baratieri Losso & Raquel María Fontes do Amaral Pereira
El enoturismo en las Islas Baleares visto por las bodegas ......................................... 162
José Ramón Cardona, Marga Vachiano Pol & Antoni Serra Cantallops
Enoturismo no Vale do São Francisco, nordeste brasileiro: uma alternativa ao desenvolvimento regional .......................................................................................... 182
Patrícia Lins de Arroxelas Galvão
O vinho como promotor do desenvolvimento turístico, análise da competitividade do enoturismo na Rota dos Vinhos Rias Baixas ........................................................ 201
Jackson Renner Rodrigues Soares & Larissa Paola Macedo Castro Gabriel -
The Symbiosis of Culture and Innovation in Tourism
Vol. 6 N.º 1 (2016)Índice……………………………………………………………………………….......
9
Editorial…………………………………………………………………………….......
11
O ensino superior na relação dos museus com o turismo………………........................
José d’ Encarnação
12
Profile of the national Alentejo online visitor- Analysis of the official tourism website using GA…………................…………................…………................…………..........
Maria Gorete Ferreira Dinis, Carlos Manuel Martins da Costa & Osvaldo Rocha Pacheco
23
Contributos para a compreensão da integração turística no âmbito da interação cultural – os casos da Feira do Cavalo da Golegã e do Comboio Histórico a Vapor no Alto Douro Vinhateiro.………................…...………….....................…………............
Vânia Maria de Matos Salvador, Ana Teresa Frazão Vinagre Boavida & António Sérgio Araújo de Almeida
35
A cultura online em Coimbra e Groningen.........………….....................………….......
Liliana Moreira & Rui Gomes
55
1930s sunny coast & the Spanish market: A blast from the past..............………...…...
Cristina Carvalho
74
Classificação de hotéis-fazenda com base na sustentabilidade: Análise fundamentada na modelagem multicritério.………………...........………………...…………………..
Viviane da Silva Souza, Marcos Falcão Sobral & André Souza Melo -
Tourism and Hospitality, Today and Tomorrow
Vol. 5 N.º 1 (2015)Índice……………………………………………………………………………….......
9
Editorial…………………………………………………………………………….......
10
Difusão …………………………………………………………………………….......
11
O papel dos eventos turísticos nas unidades de alojamento e hoteleiras e de restauração e bebidas na cidade de Torres Vedras: O caso do Carnaval ........................
António José Vitorino Abreu, Eduardo Moraes Sarmento & Carla Vargas de Oliveira
12
Recensão do livro: Neto, Vítor (2013). Portugal turismo. Relatório urgente. Onde estamos. Para onde queremos ir. Lisboa: Bnomics. ISBN: 9789897130700. 184 pág...
Xerardo Pereiro
35
Recensão do livro: Apuntes de metodologia de investigación en turismo………..........
Anabela Mendes, Bruna Barbosa, Nuno Picamilho & Sofia Mesquita
39
Planejamento regional no Brasil e planejamento de redes hoteleiras enquanto planejamento regional: A hotelaria como signo para o planejamento regional……..…
Luciano Torres Tricárico & Francisco Antônio dos Anjos
43
Analysis of tourism in Campania as a tool for the development of high-quality cultural services for sightseers: The “Reale Osservatorio Vesuviano” case history.......
Avvisati, G., Marotta, E., Peluso, R., Sangianantoni, A., De Natale, G., de Vita, S., Di Vito, M., Marfè, B., Pinto, S., Tulino, S., Trimarchi, E., Ghilardi, M., Simonetti, B., Fuccio, N., Nunziata, C., Antolini, F., González- Rodríguez, M. R. & Díaz-Fernández, M. C.
64
Que competências para a formação superior em gestão hoteleira? A perspetiva de diretores de curso do ensino superior politécnico em Portugal.…..……………………
António Melo & Manuela Gonçalves
88
Certificação ambiental na hotelaria: Principais ações mencionadas pelos hóspedes em suas avaliações online sobre empreendimentos hoteleiros certificados. ………………
Gabriel Nascimento de Oliveira, Mariana Cavalcanti Falcão de A & Viviane Souza
110
El Potencial del Turismo de Cruceros en Galicia. Estudio de Caso……………………
María de la Cruz del Río-Rama, José Álvarez-García, Almudena Sereno-Ramirez & Amador Durán Sánchez -
Social Responsability and Sustainable Tourism Development
Vol. 4 N.º 2 (2015)Nota Introdutória
Editorial
O Uso do Etnocentrismo para o Desenvolvimento do Turismo
Sustentável
Jakson Renner Rodrigues Soares, Mariana Pires Vidal López
A Interação da Comunidade e das Organizações de Gestão na
Área Classificada pela UNESCO: Porto Património Mundial
Olga Maria Pinto de Matos, Susana Andreia Salgueiro Rachão,
Pedro Monteiro Silva
Efecto de la Dependencia Económica en la Percepción de los
Beneficios y Costes del Turismo entre los Residentes de Sant
Antoni (Ibiza)
María del Carmen Azpelicueta Criado, José Ramón Cardona,
Antoni Serra Cantallops
Ferramentas e Instrumentos de Gestão estratégica de Responsabilidade
Social: Setor Turismo
María Dolores Sánchez-Fernández
El Turismo Cinegético: Una Oportunidad Sostenible para el
Turismo Rural
Paola Plaza Casado, José Luis Coca Pérez, Sandra Escamilla Solano,
Camilo Prado Román
Los Estudios de Grado de Turismo. Asonancia o Disonancia entre
Formación y Profesión. El Caso de los Guías de Turismo en la
Ciudad de Barcelona
Maria Abril Sellarés -
Innovative Tourism Products, Culture, Knowledge and Technologies in Tourism
Vol. 4 N.º 1 (2015)Índice………………………………………………………………………………...
9
Editorial……………………………………………………………………………...
10
Difusão Científica…………………………………………………………………...
11
Hunting tourism in Extremadura: Spanish Monteria.....……………...……………..
José Luis Coca, Kristina Bredis, José Álvarez García & Miguel Prado Román
12
Transferência e utilização do conhecimento em turismo: O estado da arte…………
Jorge Pacheco dos Santos
24
O papel dos museus nos constructos da experiência global do destino - O caso do Museu da Cerâmica de Caldas da Rainha…………………………………………...
Salete Maria Patrício Isidoro da Silva, Susana Luísa da Custódia Machado Mendes & António Sérgio Araújo de Almeida
48
Perceção das fontes de valor da marca TAP Portugal na perspetiva dos seus clientes………………………………………….....………...…………….................
Sara Alexandra Soares Nunes & Júlia Fragoso da Fonseca
71
A influência do uso dos sistemas de tecnologias de informação na tomada de decisão dos gestões do turismo em espaço rural. Uma abordagem da região do Algarve…………………………………………...………….........…………............ Ana Cristina Horta Corvo Dias Pego
94
O programa Amigos das Tartarugas Marinhas do projeto TAMAR/ ICMBio e as hospedarias domiciliares de Fernando de Noronha – Brasil…..…..……...…………
Paulo Pinheiro, Jasmine Cardozo Moreira, Rafael Robles & Tatiane Ferrari do Vale
108
Turismo Médico em Portugal: oportunidade vs desafio………………….…………
Lara Bento & Paulo Almeida -
Produtos, Mercados e Destinos Turísticos - Parte II
Vol. 3 N.º 3 (2014)Índice………………………………………………………………………………...
164
Editorial……………………………………………………………………………...
165
Jornadas Científicas Internacionais de Turismo_ISCE 2014……………………… ISCE International Scientific Tourism Conference 2014…………………………
166
O setor turístico em Ouro Preto (Brasil): O perfil e o envolvimento dos ocupados em face da participação de cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC Turismo.…………………...
Márcia Elena Honório & Kerley Santos Alves
176
Turismo em b-learning………………………….……...…..……...………………..
Adriano Afonso
193
Una aproximación del impacto del turismo de golf en el sur de la Península Ibérica: El caso del Algarve y Andalucía Occidental …...………...………………..
Andrea Soares Miranda, José Luis Sánchez-Ollero & Alejandro F. García-Pozo
213
Viagens técnicas como instrumento de aprendizagem dos alunos do curso técnico em Guia de Turismo do IFRS – Câmpus Osório……………………………………
Ana Lúcia Olegário Saraiva & Maria Augusta Martiarena de Oliveira
227
Planejamento turístico no Cariri Cearense: Integração e desenvolvimento responsável………………….............……………………….........…………............
Cassiana Gabrielli
242
Carrying capacity and spatial plan as a condition for sustainability: The National Park Tara………………………………………………….…...…..……...…………
Brankica Todorovic -
Tourist Strategies: Promotion, Valuation and Development
Vol. 3 N.º 1 (2014)Índice………………………………………………………………………………...
9
Editorial……………………………………………………………………………...
10
Difusão Científica…………………………………………………………………...
11
Os guias de turismo da cidade de João Pessoa/PB: Uma pesquisa sobre o domínio de idiomas …………………………………………...……………...……………..
Adriana Brambilla & Elídio Vanzella
12
O turismo no desenvolvimento regional e o seu financiamento …..……...………...
António Abrantes, Mafalda Nascimento & Nascimento Costa
30
Os desafios da sazonalidade no turismo: Estratégias para a valorização da oferta turística em Ovar ..……………...……………...……………...…………….............
Tânia Guimarães & Norberto dos Santos
46
Barcelona, Paris, Roma: A promoção de destinos através dos traços culturais identitários em trailers de filmes de Woody Allen ………...…………….................
Alcina Sousa & Luísa Marinho Antunes
69
Impacto de las redes sociales en el ocio nocturno ………….........…………............ José Ramón Cardona & Francisco Martín Ferrà
90
Por uma teorização de regiões solidárias em favor do turismo …..……...…………
Eduardo Yázigi
118
Jornadas Científicas Internacionais de Turismo_ISCE 2014 – Programa…………
III ISCE International Scientific Tourism Conference 2014 - Program
136