WATER AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável; Educação para o desenvolvimento sustentável; Água; Comunidades de prática.Resumo
Esta comunicação baseia-se numa investigação que decorreu entre 2008 e 2012.
Sustentada na convicção de que a educação constitui o meio mais efetivo que a
sociedade possui para fazer face aos desafios do futuro (Organização Educacional,
Científica e Cultural das Nações Unidas [UNESCO], 1997), procurou contribuir para a
autoformação de professores em educação para o desenvolvimento sustentável. Criou-se
uma comunidade de prática virtual constituída por professores de Física e Química de
Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa, inicialmente desconhecidos
entre si e provenientes de diferentes contextos. A educação para o desenvolvimento
sustentável constituiu o domínio da comunidade. A água foi o tema motivador e
aglutinador pois estabelece um desafio ético, simultaneamente social, económico,
ambiental e político.
Assimetricamente distribuída, sobre a superfície da Terra e no período temporal, a água
constitui uma prioridade, quase de todos os tempos e culturas. Hoje, numa era em que a
perceção global dos fenómenos é evidente, a prioridade de uma justa e equitativa
distribuição, que garanta o consumo, em qualidade e quantidade, a toda a humanidade e
seres vivos é premente.
O combate à pobreza é um dos maiores desafios para se atingir um desenvolvimento
equitativo e sustentável, e a água desempenha aqui um importante papel (Heerden,
Blignaut & Horridge, 2008) sendo considerada um dos fatores limitantes ao
desenvolvimento (Aronson, Blignaut, Milton & Clewell, 2006). Quando as pessoas não
têm acesso à água potável em casa ou quando não têm acesso à água como um recurso
produtivo, as suas escolhas e liberdades são limitadas por problemas de saúde, pobreza
e vulnerabilidade. A água dá vida a tudo, incluindo o desenvolvimento e a liberdade
humanos (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento [UNDP], 2006).
As conclusões da investigação revelam que a água é considerada um tema essencial à
vida e sobre o qual é hoje necessária uma atenção especial devido aos atentados
ambientais de que é alvo, bem como aos atentados económicos, sociais e políticos
ligados ao acesso e qualidade da água potável.
Devido às experiências motivadas pelos diferentes contextos culturais e geográficos, as
perceções apresentadas pelos professores africanos apresentaram-se diferentes das dos
europeus. Este facto levou a que a partilha efetuada na comunidade de prática
potenciasse uma abordagem e aprendizagem mais diversificadas do tema da água e das
questões do desenvolvimento sustentável.
Esta experiência abre caminho a futuros projetos, como a criação de parcerias entre
educadores e profissionais em todo o mundo, sobre a água e o desenvolvimento
sustentável.
Referências
Aronson, J., Blignaut, J., Milton, J., & Clewell, A. (2006). Natural capital: The limiting
factor. Ecological Engineering, 28, 1-5.
Blanc, D., & Perez, R. (2008). The relationship between rainfall and human density and
its implications for future water stress in Sub-Saharan Africa. Ecological Economics,
(2-3), 319-336.
Bokova, I. (2015). Foreword. In United Nations World Water Assessment Programme,
WWAP. The United Nations World Water Development Report 2015: Water for a
Sustainable World (p. v). Paris: UNESCO.
Bouguerra, M. (2005). As batalhas da água: Por um bem comum da humanidade.
Bissau: Ku Si Mon Editora.
Caporali, R. (1998). Do desenvolvimento económico ao desenvolvimento sustentável.
In R. Villas Boas, e J, Kahn. (Eds), Technological assessment and zero emissions in
a global world (pp. 143-145). Rio de Janeiro: IATAFI/IMAACUNIDO/ CETEM.
Accessed http://200.20.105.7/imaac/Publications/Books/Zero%20Emissions%20in%
Global%20World.pdf
Centre for Environment and Development for the Arab Region and Europe - Global
water partnership Mediterranean - CEDARE-GWP (2002). Water for the 21st
Century: Vision to action. Framework for action for North Africa. Accessed
http://www.gwpmed.org/files/FFA%20North%20Africa.pdf
Dervis, K. (2006). Foreword. In United Nations Development Programme, UNDP.
Human Development Report 2006. Beyond scarcity: Power, poverty and the global
water crisis (pp. v-vi). New York: UNDP.
Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety e
Federal Ministry for Economic Co-operation and Development – FM (2001).
Conference report: Water – a key to sustainable development. International
conference on freshwater. Accessed www.un.org/esa/sustdev/sdissues/water/Bonn
ConferenceReport.pdf
Flint, R. (2004). The sustainable development of water resources. Water Resources
Update, 127, 41-51. Accessed http://www.ucowr.org/updates/127/Flint.pdf
Heerden, J., Blignaut, J., & Horridge, M. (2008). Integrated water and economic
modelling of the impacts of water market instruments on the South African economy.
Ecological Economics, 66(1), 105-116.
International Hydrological Programme - UNESCO-IHP (2014). Water in the Post-2015
Development Agenda and Sustainable Development Goals . Discussion paper. Paris:
UNESCO-IHP.
Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation.
Cambridge: Cambridge University Press.
Meadows, D., Meadows, D., Randers, J., & Behrens, W. (1972). Os limites do
crescimento. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Miletto, M. & Connor, R. (2015). Preface. In United Nations World Water Assessment
Programme, WWAP. The United Nations World Water Development Report 2015:
Water for a Sustainable World (pp. vii-viii). Paris: UNESCO.
Pinto, B. R. (2007). A importância da água em África. Água e cultura, 0, 30-31.
THIJ - Tourism and Hospitality International Journal, 9(2). December 2017 ISSN: 2183-0800
Special Issue on "Health and Wellness Tourism" Del Río-Rama, M.C. and Álvarez-García, J. (Eds.)
Rodríguez Illera, J. (2007). Como as comunidades virtuais de prática e de aprendizagem
podem transformar a nossa conceção de educação. Sísifo/Revista de Ciências de
Educação, 3, 117-124.
Santos, F. (2007). Que futuro? Ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente.
Lisboa: Gradiva.
The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO
(1997). Educating for a sustainable future: A transdisciplinary vision for concerted
action. Accessed http://www.unesco.org/education/tlsf/mods/theme_a/popups/mod
t05s01.html#pre
The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO
(2007). The Ahmedabad declaration: A call to action. Education for life: Life
through education. Accessed http://www.tbilisiplus30.org/Ahmedabad%20
Declaration.pdf
The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO
(2008). UNESCO publishes first world map of underground transboundary aquifers.
Accessed http://rabat.unesco.org/article.php3?id_article=1492
The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO
(2009a). Bonn Declaration. UNESCO World Conference on Education for
Sustainable Development. Bona: UNESCO & Federal Ministry of Education and
Research. Accessed http://www.esd-world-conference-2009.org/fileadmin/download/
ESD2009_BonnDeclaration080409.pdf
The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO
(2009b). Proceedings. UNESCO World Conference on Education for Sustainable
Development. Bona: UNESCO & Federal Ministry of Education and Research.
Accessed http://www.esd-world-conference- 2009.org/fileadmin/download/ESD2009
ProceedingsEnglishFINAL.pdf
United Nations – UN (2011). The Millennium Development Goals Report 2011. New
York: United Nations. Accessed http://www.un.org/millenniumgoals/11_MDG%
Report_EN.pdf
United Nations - UN (2012). Rio+20 Outcome Document “The Future We Want”.
United Nations Conference on Sustainable Development. Accessed
http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/66/288&Lang=E.
United Nations - UN (2015). Transforming our world: The 2030 Agenda for
Sustainable Development. Accessed https://sustainabledevelopment.un.org/content/
documents/21252030%20Agenda%20for%20Sustainable%20Development%20web.
United Nations - Water/Africa – UN-W/A (2006). African Water Development Report
Addis Ababa: Economic Commission for Africa. Accessed
http://www.uneca.org/awich/AWDR%20full.pdf
United Nations Development Programme – UNDP (2006). Human Development Report
Beyond scarcity: Power, poverty and the global water crisis. New York:
UNDP. Accessed http://hdr.undp.org/en/media/HDR06- complete.pdf
Villeneuve, C. (1998). Qui a peur de l'an 2000? Guide d'éducation relative à
l'environnement pour le développement durable. Quebec: UNESCOMultiMondes.
Wenger, E. (1991). Communities of practice: Where learning happens. Benchmark
Magazine. Accessed http://www.ewenger.com/pub/pubpapers.htm